Cemig solicita licença ambiental para UTE Juatuba

FONTE: Brasil Energia

Empreendimento termelétrico a gás natural, com potência nominal de 1,05 GW, será instalado no município mineiro de Juatuba

A Cemig solicitou licença ambiental para usina termelétrica a gás natural no município mineiro de Juatuba, pertencente à região metropolitana da capital do estado, Belo Horizonte. O empreendimento contará com 1,05 GW de potência nominal e possui orçamento de R$ 3,2 milhões.

De acordo com as publicações relacionadas à “Autorização de Captura, Coleta e Transporte de Material Biológico” emitida pelo Ibama na quinta-feira (9/4), a obra ainda está em fase de elaboração de termo de referência.

O combustível utilizado será gás natural,com consumo estimado em 139.000 kg/h, a ser fornecido através de  fornecedor de gás natural e por uma estação de redução, tratamento de gás e medição da distribuidora local de gás, que serão instalados dentro da área da usina.

A capacidade instalada será distribuída em 03 (três) módulos, projetados para gerar uma potência nominal de 350 MW cada nas condições locais. A UTE será conectada a rede básica através de uma linha de transmissão em  500 kV.

A Cemig possui outras duas termelétricas em operação, a UTE Formoso e a UTE Igarapé. A primeira opera desde 1992 e é movida a óleo diesel. A segunda iniciou as atividades em 1978 e utiliza óleo como combustível. Juntas, têm potência instalada de 131,44 MW.