Com aval do Cade, Golar assume 100% da UTE São Marcos

FONTE: Brasil Energia

Empresa comprou parcela de 50% da Eneva nas Centrais Elétricas São Marcos, no Maranhão

O Cade aprovou, sem restrições, a aquisição pela Golar Maranhão da parcela de 50% da sua sócia Eneva nas Centrais Elétricas São Marcos, cujo principal ativo é o projeto de duas usinas a gás natural no Maranhão. Dessa forma, a empresa controlada pela Hygo Energy Transition (novo nome da Golar Power) passa a deter 100% das usinas. A decisão da Superintendência Geral foi publicada no Diário Oficial da União na sexta-feira (12/3).

No último dia 2, o conselho deu publicidade ao ato de concentração notificado em fevereiro pelas sócias. Em parecer técnico, o órgão concluiu que a operação não poderia “acarretar maiores prejuízos concorrenciais”, uma vez que o Grupo Golar já faz parte da composição societária das Centrais Elétricas São Marcos, as usinas ainda não são operacionais e as integrações verticais do grupo são “meramente potenciais”.

Em fase de licenciamento, o projeto prevê a implantação das UTEs São Marcos I e São Marcos II, associadas a um terminal flutuante de regaseificação (FSRU), com capacidade de processar 21 milhões de m³/dia.

De acordo com a ficha de caracterização do empreendimento, submetida ao Ibama em junho de 2018, o complexo termelétrico tem potência bruta estimada em 4,2 mil MW. Sua interligação ao SIN se dará por uma Linha de Transmissão em 500kV conectando as UTEs à Subestação São Luís II, localizada a aproximadamente 20 km das usinas.

Quando notificou a operação ao Cade, em 12 de fevereiro, a Golar declarou que a proposta de aquisição “vem ao encontro dos objetivos estratégicos de consolidação de controle das empresas pertencentes ao grupo”, enquanto, para a Eneva, a operação favorece sua estratégia de focar em projetos que apresentem “alta atratividade técnica-financeira e ambiental”.

A Hygo Energy Transition atua no mercado de geração e comercialização de energia elétrica por meio das Centrais Elétricas de Sergipe (Celse), Barra dos Coqueiros (Cebarra) e Barcarena (Celba) – as últimas não operacionais. Recentemente, o Cade aprovou a aquisição do restante das participações societárias do grupo na Cebarra, Celba e Celba 2, localizadas em Barra dos Coqueiros (SE) e Barcarena (PA), respectivamente.