Petrobras pretende instalar dois projetos-piloto de eólicas offshore, no Rio e RN

Para o executivo, o avanço do projeto de lei que estabelece o marco regulatório para as eólicas offshore não avança no Congresso devido à inclusão de emendas sem relação com o tema – os “jabutis”

FONTE: Valor Econômico

O diretor de transição energética e sustentabilidade da Petrobras, Mauricio Tolmasquim, disse nesta terça-feira (26) que a companhia pretende instalar dois projetos-piloto de eólicas offshore, para realizar estudos da fonte, um no Rio Grande do Norte e outro no Rio de Janeiro, próximo ao Porto do Açu, que fica no norte do Estado.

Segundo ele, que participa do Brazil Offshore Wind Summit, os projetos serão instalados até 2029. Ele contou, ainda, que, seguindo os trâmites impostos pela governança da companhia, a Petrobras está estudando, para fins de leilões futuros, a viabilidade de quatro áreas marinhas para projetos de eólicas offshore.

Uma das áreas localiza-se no Sudeste, outra situa-se no Sul e duas ficam no Nordeste. “Estamos treinando para ‘bids’ [ofertas] em leilões”, disse Tolmasquim.

Para o executivo, o avanço do projeto de lei que estabelece o marco regulatório para as eólicas offshore não avança no Congresso Nacional por causa da inclusão de emendas que não têm relação com o tema – os chamados “jabutis”.

Tolmasquim disse considerar “lamentável” a inclusão dos artigos no PL e disse “estar otimista que isso vai ser resolvido logo”.